Manancial de Vida AD - Um canal de benção para sua vida.
 
Untitled Document

Zaqueu, a figueira e os pássaros

Relendo o encontro de Zaqueu com Jesus, narrado em Lucas 19.1-9, me chamou a atenção o fato de Zaqueu ter subido em uma figueira brava para ver Jesus. Afinal, graças a sua condição econômica e social, Zaqueu não precisava subir em uma árvore para ver Jesus.

Com todo o dinheiro e prestígio que possuía, ele era o chefe dos publicanos – coletores de imposto -, Zaqueu poderia muito bem mandar um servo seu convidar Jesus para ir a sua casa e oferecer-lhe uma grande recepção. Ou então, sabendo por onde Jesus iria passar, ele poderia pegar um de seus meios de transporte como, por exemplo, uma carruagem, ir adiante de Jesus e escolher um local alto e aprazível de onde, confortavelmente, veria Jesus passar. Condições para fazer isso Zaqueu possuía.

Na verdade, diferentemente da mulher do fluxo de sangue, que também tinha ouvido falar de Jesus e, mesmo sem nunca tê-Lo visto, crer que Ele tinha poder para curá-la, Zaqueu queria ver Jesus por mera curiosidade. Exemplificando, é como se, para Zaqueu, Jesus fosse um pop-star, desses que milhares de pessoas se aglomeram para vê-lo de perto. Como ele queria, até em função de sua posição social, ver Jesus sem ser visto, subir na figueira foi a opção aparentemente mais fácil.

 O que ele não sabia é que, ao subir em uma figueira brava,  simbolicamente, estava demonstrando para todos e, principalmente para Jesus, que sua vida era semelhante a daquela figueira: espinhosa, causadora de coceiras e que produzia frutos maus, de baixa qualidade.

Como chegar a esta conclusão? Analisando as 755 espécies de figueiras existentes no mundo e o que a Bíblia Sagrada narra sobre o assunto.

Segundo a bíblia, a figueira boa, que produz bons frutos – espécie Ficus carica -, simboliza Jesus Cristo como Salvador do mundo. Ela aparece pela primeira vez no Paraíso, quando Eva e Adão se vestem com suas folhas ao notarem que estão nus.

Outro exemplo em que os frutos da figueira simbolizam Jesus Cristo pode ser constatado em 2 Reis, capítulo 20, quando o profeta Isaías utilizou pasta de figos para curar Ezequias:

- Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos. E a tomaram, e a puseram sobre a chaga; e ele sarou”.

       O que Zaqueu desconhecia é que Jesus conhece nossas intenções e nossos corações e, ao constatar que a curiosidade de Zaqueu o tinha colocado em sua direção, Jesus pediu para que ele descesse da figueira. Ou seja, descesse de seu mundo repleto de soberba e de erros e abrisse as porta de sua casa para Jesus entrar.

Ao descer, ver que Jesus o conhecia e que não o desprezava, apesar dele ter enriquecido, roubando seu próprio povo, Zaqueu compreendeu, finalmente, que Jesus era o Messias. Foi nesse momento que Zaqueu trocou de figueira: deixou a brava e se ligou a de frutos bons: Jesus Cristo.

 Quando enfrentamos lutas e provações que parecem invencíveis, algumas vezes, somos compelidos a fazer como Zaqueu e subir na figueira brava.

Foi observando os pássaros que relembrei que não é difícil ficar ligado à figueira boa, mesmo diante de problemas que parecem insolúveis.

Vendo dois pardais firmes no galho de uma árvore durante uma ventania, me indaguei: como eles conseguiam, em meio a tanto vento, ficarem firmes naquele galho? É simples: os pássaros ficam firmes nas árvores porque suas pernas possuem um mecanismo anatômico que trava seus pés nos galhos quando eles dobram o joelho para trás. Ou seja, quando os pássaros ficam ajoelhados, seus pés, que estão fixados nos galhos, não se abrem de forma alguma.

Que, como os pássaros, possamos estar sempre com os joelhos dobrados na figueira que é Jesus. Assim, estaremos firmes e protegidos, seja na bonança ou nas piores tempestades.

 

 

Eliezer Guedes Furtado é jornalista e membro da IEADERP



VEJA TAMBÉM
Galerias de Fotos
ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br

 
 
Widget gerado por Gospel Prime
 
R

VÍDEOS


Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Rua Álvares de Azevedo, 635 - Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP
Fones:(16) 3636-9591 / 3636-9435
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados.