Manancial de Vida AD - Um canal de benção para sua vida.
 
Untitled Document

Vitória em tempos de crise

A síndrome pode ser considerada um estado mórbido, caracterizado por um conjunto de sinais e sintomas, que pode ter uma ou diversas causas.

Quando olhamos para a vida de Gideão, registrado em Juízes, percebemos que o seu coração estava cheio de sentimentos venenosos. Interiormente, ele já estava destruído, mesmo o Anjo do Senhor afirmando que era com ele (Jz 6.12).

Gideão questionou sobre as promessas de Deus que não se cumpriam como seus antepassados afirmavam, deixando evidenciar o sentimento de incredulidade. Ele também se sentiu abandonado. O abandono é caracterizado por situações onde a pessoa se vê sozinha, incompreendida por muitos. Foi nesta situação que Deus encontrou Gideão (Jz 6.13), mas, mesmo assim, continuou acreditando nele. Será que você não se encontra, hoje, numa situação semelhante à dele?

                       

Prevalecendo na crise

 

Afinal, quais os ingredientes necessários para prevalecermos em situações como essa, onde a crise, algumas vezes existencial, nos cerca? A palavra chave é a “disposição”.

Disposição, não para destruir o que sobrou, mas para construir o que ainda falta ser construído. Essa disposição foi encontrada por Deus em Gideão. E Ele deseja achá-la em você também. A crise é a arena onde você demonstrará sua atitude diante da vida. Pior que a crise será suas ações enquanto passa por ela. E o elemento de ligação entre o perigo e as oportunidades que as crises geram é a atitude que tomamos durante esse processo. É necessário enxergar os momentos de crise como oportunidades. Elas podem até nos fortalecer, nos tornar mais maduros. Em tempos de crise, a destruição sempre será mais fácil que a construção. Construir sempre será mais trabalhoso.

O povo de Israel se encontrava escondido em cavernas, covas e em fortalezas. Os mantimentos tinham sido roubados e a terra destruída. Destruir o que restava parecia mais fácil do que construir o que faltava. Muitas pessoas se autodestroem em tempos de crises, pois é um processo mais fácil e rápido. E o custo da reconstrução é mais alto. Porém, com Deus, a solução é sempre viável. Deus reconstrói até quando sobram apenas cacos (ver Jr 18).

É necessário, também, disposição para trabalhar com o real, mesmo não possuindo o ideal. Significa possuir disposição para trabalhar com a realidade na qual a pessoa vive (Jz 6.11). O lagar, na qual Gideão se encontrava, não era um lugar para malhar trigo. A eira seria o lugar mais adequado (Mt 3.12). Mas, a crise o empurrou para essa circunstância. As circunstâncias são temporárias, mas aquilo que Deus deseja fazer é permanente. Portanto, não aceite sua situação atual como sendo permanente. É melhor construir algo com o real do que ser destruído pela falta de um ideal. Para alguém que esteja vivendo uma crise, o ideal seria que a situação fosse outra, que a vida dessa pessoa fosse diferente daquilo que ela é hoje. Apesar da falta do ideal, existe uma realidade na qual deverá ser o ponto de apoio para o início de uma reconstrução. Utilizar a ausência do ideal para não trabalhar o real não é uma saída adequada. O milagre de Deus começa a partir daquilo que temos (1Rs 17.8-16).

É preciso disposição para não aceitar as limitações impostas pelas circunstâncias. O conformismo não deve prevalecer. Gideão não ficou prostrado (Jz 6.15,16). As limitações não podem se transformar em impossibilidades. Algumas pessoas perdem, não porque foram predestinadas à derrota, mas pela falta de desejo de vencer. As atitudes que tomamos poderão nos levar à superação ou ao fracasso. Nossas atitudes devem ser favoráveis para aquilo que desejamos alcançar. Nossas atitudes devem condizer com aquilo que desejamos ser ou com aquilo que desejamos alcançar. Fazer sem querer é hipocrisia. Querer sem fazer é insensatez. Seu querer representa sua escolha. Porém, sua atitude é a sua escolha colocada em prática.

Deus é o grande autor da vida e Ele designou um papel específico para cada ser humano que compõe o elenco da criação. Ninguém, absolutamente ninguém, foi chamado a desempenhar um papel de derrotado. Ou você é um prisioneiro do passado ou um prisioneiro do seu futuro. O fim da novela de sua existência dependerá do papel que você resolver exercer nela.

 

José Gibson Carlos da Silva é pastor da IEADERP e dirigente da congregação na Vila Carvalho 



VEJA TAMBÉM
Galerias de Fotos
ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br

 
 
Widget gerado por Gospel Prime
 
R

VÍDEOS


Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Rua Álvares de Azevedo, 635 - Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP
Fones:(16) 3636-9591 / 3636-9435
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados.