Manancial de Vida AD - Um canal de benção para sua vida.
 
Untitled Document

"A maioria dos cristãos subestima o poder da hospitalidade aos estranhos", diz teólogo

Joshua Jipp disse que a hospitalidade é um dom que não pode ser esquecido pela Igreja, mas praticado.

 

O que é hospitalidade cristã e quão ela é importante? Como o nosso relacionamento com Deus está ligado a um ato de hospitalidade para estranhos? Como a hospitalidade faz parte da mensagem de salvação? O teólogo Joshua W. Jipp falou sobre o assunto em entrevista para o site Bible Gateway. ele define o que você quer dizer com a hospitalidade.

“Hospitalidade é o processo pelo qual determinado espaço está aberto para um estranho, de modo que ele se transforma em um amigo. A hospitalidade não é segura ou sempre doméstica. Existe o risco de se envolver quando entramos (como convidado) num espaço em que somos o estranho, ou onde nós agradecemos a alguém que não faz parte da nossa rede de amizade”, comentou.

“A Bíblia retrata Abraão, por exemplo, como um homem cujos olhos estão atentos a estranhos viajantes, que corre o risco de convidá-los para entrar em seu espaço e que lhes oferece bondade, através de comida, bebida e abrigo”, disse ele exemplificando com a passagem de Gênesis 18: 1- 18.

Joshua prossegue: “O que acho é que a maioria dos cristãos subestima a força do ensino bíblico sobre a hospitalidade para estranhos. As Escrituras exigem que Israel seja receptivo ao imigrante porque Deus ama o imigrante e porque eles sabem o que é ser explorado como um povo imigrante, desde o tempo do Egito”, ressaltou.

“No Evangelho de Mateus, Jesus declara que as ovelhas e as cabras entrarão em sua recompensa ou julgamento eterno com base em mostrarem ou não hospitalidade ao 'menor desses meus irmãos e irmãs'. Jesus amplifica consistentemente a hospitalidade de Deus e Sua presença salvadora para aqueles que estão nas margens, através do compartilhamento de refeições com os pecadores, os cobradores de impostos e os pobres”, colocou.

“É por a prática de Jesus estender a hospitalidade às ‘pessoas erradas’, por assim dizer, que provoca tal raiva de alguns líderes religiosos de Israel e resulta no estereótipo de Jesus como um ‘glutão e bêbado’, um amigo de pecadores e cobradores de impostos”, pontuou.

O coração da fé cristã

“Eu argumento que há um padrão que permeia as Escrituras que pode ser resumido desta maneira: a hospitalidade de Deus suscita a hospitalidade humana. Dito de outra forma, o problema fundamental da humanidade é que ela está alienada. A hospitalidade de Deus, conhecida mais ainda em Jesus, nos transforma em amigos. Essa hospitalidade divina exige que o povo de Deus se caracterize por uma amizade mútua e que sempre busque estender uns aos outros”.

Ele adiciona: “Uma vez que nossa identidade como a igreja está enraizada na hospitalidade de Deus para nós, estender a hospitalidade aos outros e a estranhos é uma prática não negociável para o povo de Deus. É por isso que encontramos uma variedade de autores bíblicos que comandam a igreja para praticar hospitalidade a estranhos e defendendo-a como uma virtude necessária para os líderes na igreja. Creio, portanto, que a igreja está no seu melhor quando procura ampliar a presença e os dons de Deus para todas as pessoas, em vez de acumular esses dons”.

Joshua W. Jipp ensina o Novo Testamento na Trinity Evangelical Divinity School desde 2012. Completou seu doutorado na Emory University, seu ThM na Duke Divinity School e seu MDiv na Trinity Evangelical Divinity School. Ele é o autor do livro “Divine Visitations” (Visitações Divinas, em tradução livre) e “Hospitality to Strangers” (Hospitalidade aos Estranhos, em tradução livre) e o mais recente “Salvo pela Fé e Hospitalidade”. Ele mora em Chicago com sua esposa e dois meninos.



VEJA TAMBÉM
Galerias de Fotos
ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br

 
 
Widget gerado por Gospel Prime
 
R

VÍDEOS


Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Rua Álvares de Azevedo, 635 - Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP
Fones:(16) 3636-9591 / 3636-9435
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados.