Manancial de Vida AD - Um canal de benção para sua vida.
 
Untitled Document

Sara, Rebeca e Raquel

Abraão, Isaque e Jacó. Muitos se lembram deles. O problema é que nos esquecemos de que ao lado desses ilustres homens de Deus existiam grandes mulheres. Refletir teologicamente sobre o papel da mulher na Bíblia Sagrada – tendo como ponto de partida a biografia das principais matriarcas da tradição de Israel no AT - é algo de extrema importância, sobretudo se levarmos em consideração a atual discussão social e filosófica entorno da questão de gênero. Infelizmente, somos marcados por uma ideologia patriarcal, que deixou poucas possibilidades para o reconhecimento da dignidade e da autonomia da mulher. Contudo, se de um lado há um ocultamento da mulher, de outro, nos surpreendemos ao encontrar na bíblia mulheres que brilham, como uma espécie de “não” ao patriarcalismo vigente.

            Sara, Rebeca e Raquel foram, de fato, mulheres que romperam com os limites culturais de seu tempo. Foram mulheres iluminadas e iluminadoras que viveram sua condição singular e deram significado aquilo que Deus as dotou: serem mulheres. A história dessas matriarcas constitui parte importante no livro de Gênesis (capítulos 12-50). Nesses relatos, o grande desafio que elas enfrentaram foi o problema da esterilidade. Imediatamente, Deus intervém, tornando-as fecundas. A singularidade e o heroísmo delas nos ensinam que a maternidade se expressa de várias maneiras e não apenas de forma biológica. A vocação materna se dá através de diversas formas: da compreensão, do diálogo, da fé, do serviço e do amor ao próximo.

 

Elias Gomes é presbítero na IEADERP e mestre em Ciência da Religião. Atualmente, é professor e colaborador da ETADERP.

 



VEJA TAMBÉM
Galerias de Fotos
ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br

 
 
Widget gerado por Gospel Prime
 
R

VÍDEOS


Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Rua Álvares de Azevedo, 635 - Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP
Fones:(16) 3636-9591 / 3636-9435
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados.