Manancial de Vida AD - Um canal de benção para sua vida.
 
Untitled Document

Casamento Duradouro

 

O casamento foi instituído por Deus no Jardim do Édem (Gn 2.18-24). Tanto é que a bíblia registra em Marcos 10.9 que, o que Deus ajuntou, não separe o homem.

 

Desfrutar de um casamento duradouro sempre foi o sonho da maioria dos casais. Mas, é claro que muitos, infelizmente, não conseguem essa proeza e os motivos são diversos. Afinal de contas, o que leva um casamento a ser duradouro? Dentre vários fatores, cito quatro: o amor, a compreensão, o diálogo e o perdão.

 

O amor

O amor é a fonte de entrega de um para com o outro. Ele é sacrifício e renúncia. E quando o amor de Deus encontra-se derramado nos corações do casal, como mencionado em Romanos 5.5, esse casamento tende a ser duradouro.

 

A compreensão

Segundo o dicionário da língua portuguesa, a compreensão é a faculdade de entender, de perceber o significado de algo. Ou seja, é compreender um ao outro, ser inteligente, viver da razão, combinar ideias, etc.

Ao se casar, cada pessoa traz consigo uma mala contendo suas próprias ideias, manias e outras coisas mais. No entanto, elas precisam ser esquecidas e os cônjuges precisam formar, conjuntamente, uma única mala para ser compartilhada por ambos (Gênesis 2.24).

Quando casamos, por exemplo, não podemos mais fazer afirmações do tipo “eu faço” ou “eu decido”. Após o SIM, as afirmações devem ser do tipo “nós fazemos”, “nós decidimos” ou “nós vamos”. Quando procuramos compreender o cônjuge, esse casamento passa a ser duradouro.

 

O diálogo

O diálogo é a comunicação, a exposição de idéias... É falar e ouvir. Hoje, não estamos vendo muito isso entre os casais e nem entre os membros da família. A conversa presencial, olhando nos olhos, foi substituída por horas nos celulares, na internet e até mesmo na televisão. Muitas distrações têm tomado o lugar do diálogo. Isso é muito ruim.

Existem casais que só conversam por celulares, mesmo ambos estando na mesma casa. Como pode esse casamento ser duradouro? É impossível. Mas, há ainda alguns remédios que podem mudar tais situações: o culto doméstico, a leitura da bíblia juntos... Tais atitudes fortalecem o casamento e dá sustentação para que este possa ser duradouro.

 

O perdão

O perdão é entendido como a remissão de uma falsa ofensa ou dívida. Saber perdoar e pedir perdão ao outro é muito difícil. Quando pedimos perdão, estamos reconhecendo nossa falha. Às vezes, pedimos perdão a tantas pessoas, mas não temos coragem de pedir perdão ao nosso cônjuge.

A falta não perdoada gera tristeza ou raiz de amargura. Quando perdoamos, fortalecemos o nosso casamento, no qual passa a ser duradouro.

 

Tenho buscado, junto com minha esposa, seguir essas recomendações para um casamento duradouro. Com isso, já estamos chegando a 40 anos de matrimônio, sempre possuindo esses ingredientes fundamentais no relacionamento.

Com a ajuda de Deus, que cada casal possa ter um matrimônio totalmente abençoado e próspero a cada dia.

 

 

Lázaro José da Veiga é pastor na IEADERP, dirigente da congregação no Quintino 2 e bacharel em Teologia.

 

 

 



VEJA TAMBÉM
Galerias de Fotos
ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br

 
 
Widget gerado por Gospel Prime
 
R

VÍDEOS


Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Rua Álvares de Azevedo, 635 - Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP
Fones:(16) 3636-9591 / 3636-9435
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados.