Manancial de Vida AD - Um canal de benção para sua vida.
 
Untitled Document

Entrevista com o maestro Adiel Gomes Pereira

Ele fundou a OFADERP (Orquestra Filarmônica da Assembleia de Deus - Missão - Ribeirão Preto) e está na maestria desde o início. Várias foram as experiências vividas desde então. Seu tempo de atuação na área musical da Polícia Militar trouxe muitas contribuições para a música na IEADERP. Hoje, a OFADERP tem um papel fundamental nos eventos oficiais da igreja. Veja como tudo começou na entrevista concedida pelo maestro Adiel Gomes Pereira ao Anunciar.

 

 

Anunciar – Como foi, para você, fundar a OFADERP? Como isso começou?

Adiel Gomes – Em primeiro lugar, agradeço a Deus pelo dom da vida. Antes de falar sobre o início da OFADERP, desde criança tinha o desejo em aprender música. Em 1982, ao chegar a Ribeirão Preto, ainda congregando na IEADERP, na Vila Virgínia, comecei a estudar música com o irmão Pedro Rosa. Em 1983, deu-se início a Banda de Música da Igreja Sede. Mais tarde, passei a ser o regente auxiliar do maestro da época, o atual pastor Jairo Santana. Há muitos anos, a igreja (a IEADERP) tinha uma orquestra, a qual pude acompanhá-la através dos excelentes músicos presentes na época, dentre eles o irmão Seabra com seu violino. Mas, ela ficou desativada por vários anos. Com o desejo de reativá-la, iniciamos a OFADERP, separando alguns instrumentos de sopro e dois violinos. No entanto, para que esse trabalho prosseguisse, haveria a necessidade de estruturar aulas de músicas, principalmente com aulas de violinos. Elias Rovere, hoje presbítero da igreja, também deu apoio no projeto, com aulas de teoria e prática (instrumentos de sopro e cordas). Deu-se, então, o início, com aulas de música. Graças a Deus, o trabalho foi sendo abençoado, com a congregação no Parque Ribeirão Preto sendo a primeira da IEADERP, com músicos da OFADERP, inclusive músicos iniciantes (de cordas). O dirigente era o pastor Cícero.

 

Anunciar – Desde a fundação, em 2001, a orquestra é regida por você. Como tem sido essa experiência de quase 15 anos?

Adiel Gomes – Durante vários anos fui regente auxiliar da Banda de Música do Templo Sede, onde o maestro titular era Jairo Santana, hoje pastor, o qual tem me dado muito apoio. A regência na orquestra foi difícil no início, mas Deus tem me dado graças, pois passei a entender que a regência de uma orquestra para os trabalhos da igreja é diferente de uma orquestra secular. Reger uma orquestra de uma igreja significa atuar como líder, chegando antes e saindo depois, ouvindo, aconselhando e ajudando os componentes e muito mais. Não é somente chegar e ver tudo preparado, bastando somente reger. E isso tem me ajudado em todos os aspectos da minha vida espiritual, profissional e familiar.

 

Anunciar – Sua atuação na área militar tem influenciado, de algum modo, seu ministério musical na igreja?

Adiel Gomes – Com certeza. Minha decisão de entrar para a carreira militar foi, sim, através da música, pois já desenvolvia meu ministério musical na igreja. As experiências na vida militar também me ajudaram muito a desenvolver com maestria e zelo o trabalho na igreja, principalmente no que se diz sobre hierarquia e disciplina.

 

Anunciar – Durante esses anos na regência, algum fato marcou sua vida dentro do grupo?

Adiel Gomes – Sim. O que me marcou e ainda me marca é a consideração, compromisso e lealdade que todos os músicos têm para comigo e para o bom andamento do trabalho, sejam nos ensaios ou nas participações nos cultos.

 

Anunciar – Já ocorreu algum fato inusitado durante os ensaios ou durante alguma apresentação? Poderia compartilhar um deles?

Adiel Gomes – Sim, muitos. Um deles foi ver um músico que não estava bem de saúde tocando seu instrumento e ver suas lágrimas caindo do rosto. Tudo em gratidão a Deus.

 

 

Anunciar – A escola de música da igreja possui algum vínculo com a orquestra ou são departamentos independentes?

Adiel Gomes – Na IEADERP, temos o Departamento de Música. Aliado a esse departamento, temos a nossa Banda de Música, na qual sou grato, pois ali aprendi muito, a nossa Orquestra Filarmônica e a Escola Livre de Música. Então, são três trabalhos vinculados a um só departamento.

 

Anunciar – Hoje, a orquestra possui seus dois filhos como componentes. Como é ver seus filhos atuando na orquestra onde você é o maestro?

Adiel Gomes – Como diz em Provérbios: “Ensina teu filho no caminho que deve andar”. Ensinar a criança no caminho em que deve andar é viver a vida de Cristo a cada momento. Ensinar a criança no caminho em que se deve andar é levá-la a amar Jesus de todo o coração, é ensiná-la a ter comunhão com Jesus, a ter desejo de orar e falar com Deus, é ensinar a Palavra e colocá-la em prática, não somente em casa, mas dentro da igreja, dando responsabilidade de prestar um louvor a Deus. Fazendo isso, estamos investindo na vida das crianças e deixando-as desinibidas.

    Vendo meus filhos sentados com seus instrumentos no grupo OFADERP, podendo regê-los, me alegra muito. É saber que tudo é fruto do trabalho e do ensino.

Também poder ouvir do filho a seguinte frase: “Toco com muito prazer e alegria. Gosto de participar da orquestra e, melhor, louvando a Deus através do que gosto de tocar”. Isso não tem preço que pague.

 

 

 

 

 



VEJA TAMBÉM
Galerias de Fotos
ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br

 
 
Widget gerado por Gospel Prime
 
R

VÍDEOS


Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Rua Álvares de Azevedo, 635 - Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP
Fones:(16) 3636-9591 / 3636-9435
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados.