Manancial de Vida AD - Um canal de benção para sua vida.
 
Untitled Document

O quadrilátero da saúde na vida do obreiro

Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma (3Jo 1.2)

 

 

 

Etimologicamente falando, a palavra saúde vem do hebraico aruka, que significa “carne nova”, ou seja, de como o organismo repara seus tecidos atingidos. E do grego hugiaino, ela é o verbo que significa “estar saudável”, indicando o mesmo sentido utilizado no texto bíblico mencionado.

Baseado nessas informações, destaco duas linhas horizontais e duas verticais, que formam a base estrutural do quadrilátero da saúde na vida de um obreiro.

 

Primeira linha horizontal (linha superior):

A primeira linha horizontal refere-se à saúde espiritual. O apóstolo João deixa bem claro que seu amigo Gaio, e também obreiro, possuía saúde espiritual, uma vez que a alma dele estava bem. Podemos entender que na vida do obreiro, mesmo que todas as demais linhas do quadrilátero estejam em crise, a saúde espiritual, contida na linha superior, não deve ser abalada. O apóstolo Paulo disse a Timóteo: Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e na caridade que há em Cristo Jesus (2Tm 1.13). Portanto, ter saúde espiritual é ser o exemplo dos fiéis, como afirma Paulo em 1 Timóteo 4.12: Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza. Como está sua saúde espiritual? Se não estiver boa, recorra, hoje ainda, ao Senhor Jesus Cristo, o médico por excelência. Ele tem saúde para te dar.

 

Segunda linha horizontal (linha inferior):

A segunda linha horizontal refere-se à saúde física. João deseja que seu amado amigo tenha saúde física (e que tenhas saúde). Necessitamos, sim, cuidar da nossa saúde física. Quando abusamos com os excessos, estamos pecando contra o nosso próprio corpo, considerado o Templo do Espírito Santo. Quando abusamos do consumo de gorduras, de sal, de açúcares, de massas... Quando trabalhamos sem descanso... Tudo isso indica que estamos destruindo o nosso corpo, o templo de Deus (1Co 3.16). Lembre-se de que você é uma máquina humana, não uma máquina mecânica. Então, cuide de sua saúde física enquanto há tempo.

 

 

Primeira linha vertical:

A primeira linha vertical refere-se à saúde familiar. Era o desejo do apóstolo João que Gaio, o obreiro amigo, estivesse bem em tudo. Para que o obreiro esteja bem e seja aprovado por Deus e pelos homens, se faz necessário que ele cuide bem de sua família. Esse cuidado é a verdadeira saúde familiar. É necessário que verifiquemos como se encontra a nossa família, nossos cônjuges e filhos. Eles estão sendo bem cuidados por nós? O apóstolo Paulo como dever nosso a boa governança de nossos lares. É preciso que governemos bem a nossa própria casa, tendo os filhos em sujeição, com toda a modéstia (1Tm 3.4). Temos uma tripla missão no lar: de sermos um pastor que apascenta o lar, um sacerdote, que leva a família a Deus, e um profeta, que traz Deus até sua família. O nível espiritual de sua família será o diagnóstico da sua saúde familiar.

 

Segunda linha vertical:

 

A segunda linha vertical refere-se à saúde ministerial. O apóstolo desejava que seu amigo ministerial fosse bem em tudo, inclusive com saúde ministerial. Podemos destacar a saúde ministerial na vida de um obreiro como a âncora da sua obra para Deus. (2Cr 15.7).

Porém, devemos considerar que haverá desafios no meio da trajetória. Não façamos como Saul, que começou bem, mas tropeçou no meio do caminho e terminou mal. Em 2 Timóteo 2.4 temos que ninguém que milita se embarace com os negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

Se sua saúde ministerial encontra-se em crise, hoje é dia de recorrer ao Médico dos médicos! Ter saúde espiritual é cumprir bem o ministério dado por Deus, com início, meio e fim (2Tm 4.5).

O quadrilátero da saúde (saúde espiritual, física, familiar e ministerial) nos condiciona a termos experiências inefáveis com Deus, dia após dia. Que possamos, então, ao término da carreira, falarmos como Paulo, em 2 Timóteo 4.7: Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé. O sucesso dessa carreira depende do tratamento que estamos dando a esses valores tão especiais. Cuide de sua saúde e do terreno do seu quadrilátero. E lembre-se: é nele que se encontra sua vida espiritual, física, familiar e ministerial.


   Sidinei Jesus Santana é pastor na IEADERP



VEJA TAMBÉM
Galerias de Fotos
ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br ieaderp.com.br

 
 
Widget gerado por Gospel Prime
 
R

VÍDEOS


Igreja Evangélica Assembleia de Deus
Rua Álvares de Azevedo, 635 - Vila Tibério - Ribeirão Preto/SP
Fones:(16) 3636-9591 / 3636-9435
Copyright © 2013 - Todos os direitos reservados.